sábado, 20 de dezembro de 2008

Vou pichar minha casinha ...

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, pediu ao governador José Serra (PSDB) que ajude a libertar Caroline Pivetta da Mota, 23, presa há mais de 40 dias por pichar as paredes da Bienal, no parque Ibirapuera. Ferreira ligou anteontem para Serra e para o presidente da Fundação Bienal, Manoel Francisco Pires da Costa, pedindo intervenção imediata.

Caroline foi uma das 40 visitantes que, no dia 26 de outubro, atacou com spray o prédio da Bienal em protesto contra o que ficou conhecido como o "andar vazio".

Dependendo do julgamento, pode ficar presa até a próxima Bienal, em 2010. O artigo 62 da Lei de Crimes Ambientais (destruição de patrimônio cultural) prevê pena de um a três anos.

"Caso a menina não seja libertada, teremos que deflagrar uma segunda fase [de ações]. O ministério pode dar assistência jurídica a ela, no sentido de garantir sua defesa", afirmou Ferreira à Folha Online.

Segundo ele, "é um escândalo uma pessoa ficar presa esse tempo todo porque fez uma intervenção gráfica". A advogada da jovem, Cristiane Sousa Carvalho, diz que a Caroline só continua presa por não ter conseguido comprovar residência fixa, tampouco ocupação legal.

O ministro disse discordar da "agressividade" das manifestações de pichadores. "Enfeiam a cidade, mas são manifestações de grupos que querem fugir do anonimato sinalizando sua existência, sua territorialidade. Confesso que não tenho muita simpatia, mas não acho que seja caso de polícia."
(...)
O segundo pedido de liberdade provisória de Caroline será julgado hoje.

Em entrevista à Folha Online na última semana, de dentro do presídio, a jovem disse que picha "para o povo olhar e não gostar". "A gente não queria estragar as obras, mesmo porque não tinha obra. A obra nós que íamos fazer."

http://www1.folha.uol.com.br/folha/i...0u477915.shtml

5 comentários:

Ella disse...

Meu espírito é pichador! Fiquei a pensar sobre essa moça...o andar era vazio...na verdade não deveria ser...a bienal foi uma porcaria e esse andar vazio nada + foi q falta de obras!!
Uma vez levei uma suspensão na escola pq pichei o muro...não foi muro da frente...foi uma parede lá no fundão...bem velha e suja( fui até boazinha) lembro bem de meu pai discutindo com a direção sobre a liberdade de expressão do aluno e que aquilo era um manifesto, era louvável ( achei máximo) Nunca + pichei em minha vida, me dei por satisfeita...+ bem que deveria ter uma parede para os pichadores se expressarem não é? É uma forma de expressão! Eles dizem tanta coisa...ou não dizem nada...até fato de causar repúdio em quem ver é interessante!Gerar sentimentos de várias espécies através dos seus grifos, em várias pessoas, de diferentes formas...

Viva Juca Fereira! Aquela sala estava horrível e totalmente sem sentido...aposto que nem iam falar dela! A bienal deve agradecer a Carol, pelo sucesso da sala =D

Ella disse...

Precisa-se de jovens com espírito pichadores! Jovens que se exponham sem medo de pagar o preço! Jovens que não se acomodem com a normose do país..ou com o "salão em branco das suas comunidades"
Jovens que realmente façam a diferença em meio a esse deserto intelectual...
Não estou com isso, dando apoio a vandalismo desenfreado e cruel + chamando atenção para os que andam na contra-mão do mundo pq acreditam que podem fazer a diferença ...e o melhor...fazem!

Ella disse...

OUTRA COISA: EU ATIRARIA UM SAPATO EM BUCH!!
fâ do iraquiano!

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Eu também atiraria um sapato em Buch! Muito bem colocado!!

Anônimo disse...

Eu acho o máximo a classe que vc tem Manu de ser revolucionária sem perder o salto! Incrível como vc consegue isso! Sempre acredita que pode tudo e sempre dar a cara a bater, mesmo que isso te custe a vida!

Fã amiga!
Um beijo!

Ps: Eu também atiraria o sapato em Buch!